“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” Efésios 5.14

 “Desperta, ó tu que dormes, 

levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará

Efésios 5.14

 

Introdução: A revolução social que aconteceu no Brasil, no mês de junho de 2013 acordou o povo brasileiro que estava dormindo enquanto a inflação voltava e o povo se distraía com os preparativos da copa. De repente o povo acordou e bradou pelas ruas que deseja justiça dizendo que não estamos mais “deitado eternamente em berço esplêndido”.

Vivemos em um tempo em que o comodismo e o conforto são tão almejados pelas pessoas que até mesmo as igrejas estão buscando isso. As pessoas querem ir a uma Igreja onde tenha um bom templo, com ar condicionado, poltronas confortáveis, boa música e uma palavra agradável.

Você está dormindo espiritualmente?

Vamos analisar as palavras do texto, comparando com a Parábola das 10 Virgens em Mateus 25.1-13

Matérias para auxilia no seu Ministério.

– Teologia sem mensalidades (Comece aqui!!!)

-Kit Curso Pregador Completo! (Comece aqui!!!)

– Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui!!!)

– Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui!!!)

-Curso Teclado para Igrejas ( Comece aqui!!!)

– Outros Materiais  Cristão para sua Preparação. (Comece aqui!!!)

1- DESPERTA: “desperta, ó tu que dormes” v.14ª

Na Bíblia o sono muitas vezes é comparado com a morte (Salmos 13.3I Tessalonicenses 4.13-15). Muitas pessoas pensam que estão vivas, mas estão dormindo espiritualmente e morrerão se não acordarem a tempo.

O primeiro erro das virgens néscias foi dormir. Como poderiam dormir se estavam próximas de se casar e esperavam seu noivo? Mas elas dormiram (Mateus 25.5).

Alguns exemplos bíblicos de pessoas que foram despertadas:

Ester que estava despercebida de que seu povo pereceria, então Modecai lhe despertou (Ester 4.13,14).

Marta também estava dormindo espiritualmente embora parecesse bem acordada, mas Jesus a despertou para ouvir suas palavras (Lucas 10.40,41).

Jonas dormia no barco em meio à tempestade que ele mesmo havia provocado e foi acordado pelos marinheiros (Jonas 1.5).

Pedro, Tiago e João dormiam quando Jesus pediu que orassem e vigiassem com Ele no Getsêmani (Marcos 14.37).

O inimigo quer que a Igreja adormeça espiritualmente para pensar que está viva, mas fraca e sem forças para trabalhar. Por isso a Igreja precisa acordar.

Você está vivendo em sonolência espiritual?

Acorde enquanto há tempo!

2- LEVANTA: “levanta-te de entre os mortos” v.14b

As virgens néscias haviam se deitado e levantaram tarde demais, porque já era meia noite e não tiveram tempo de preparar suas lâmpadas (Mateus 25.6,7).

Alguns exemplos bíblicos de pessoas que Deus mandou levantar foram:
-Daniel se prostrava diante da revelação de Deus e o Senhor o mandava levantar (Daniel 10.11).
-A filha de Jairo que Jesus ressuscitou e mandou levantar (Marcos 5.41).

-O paralítico que Jesus mandou levantar e tomar o leito (Marcos 2.11) para começar a andar e trabalhar ao mesmo tempo.

-Bartimeu, o cego que queria ver Jesus deu um salto quando Jesus o mandou levantar que até perdeu a sua capa (Marcos 10.49,50).

Muitas pessoas estão dormindo sentadas porque começaram a andar no conselho dos ímpios, pararam no caminho dos pecadores e sentaram na roda dos escarnecedores (Salmos 1.1).

Não adianta acordar e ficar deitado do mesmo jeito. É preciso levantar para provar que está acordado. Uma das formas de conseguir ficar acordado muito tempo é ficando em pé. A primeira coisa que fazemos para dormir é deitar.

Você está deitado espiritualmente?

Levante-se porque o Senhor te chama!

3- ILUMINA: “Cristo te iluminará” v.14c

A luz incomoda quem está nas trevas. Jesus disse que nós somos “a luz do mundo” (Mateus 5.14) porque Ele é a luz verdadeira que nos ilumina (João 8.12). Somos como as estrelas que não têm luz própria, mas refletem a luz do sol.

As virgens néscias ficaram no escuro porque não tinham preparado o azeite necessário para iluminar sua caminhada e quando foram ver já era tarde demais (Mateus 25.8-10)

Algumas pessoas da Bíblia que receberam uma luz foram:

-Paulo no caminho de Damasco que era cego espiritual e viu uma grande luz que depois abriu os seus olhos (Atos 9.1-10).

-Pedro quando estava preso e a Igreja orava por ele, uma luz veio no meio das trevas do calabouço (Atos 12.7).

O carcereiro que prendeu Paulo e Silas, pediu uma luz e então desejou ser salvo (Atos 16.29).

A luz do dia demonstra que é tempo de trabalhar, pois “é necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (João 9.4). Então é tempo de mostrarmos a nossa luz para aqueles que estão em trevas e escuridão do pecado. Por isso não podemos esconder a nossa luz (Mateus 5.15).

Sua vida tem sido luz?

Ilumine a vida de quem está em trevas!

Acorde, levante e ilumine!

CONCLUSÃO:

É muito difícil acordar uma pessoa que não quer ser despertada. Mas quando a pessoa sabe que precisa levantar apenas um toque é necessário para isso. Não durma espiritualmente, procure ficar de pé para não adormecer e mantenha forte a sua luz.

Haverá um tempo em que as almas que estão se perdendo no mundo acordarão e buscarão sedentas pela presença de Deus em nossas igrejas. Neste momento a Igreja precisa estar preparada e bem acordada para cuidar destas vidas.

Você está bem acordado?

Obreiro Adriano

Em 2014 fui Consagrado a Obreiro do Senhor na Assembleia de Deus Vida e Missões, e desde então continuo firme na obra do Senhor sempre apreendendo e me capacitando para melhora na Obra do Senhor. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:14-16

Deixe uma resposta