Por que Paulo ordenou que as mulheres ficassem caladas na igreja?

Por que Paulo ordenou que as mulheres ficassem caladas na igreja?

 Muitos pegam textos bíblicos e interpreta de forma isolada, para atacar a Bíblia Sagrada, por não terem o entendimento correto.

Para entende o que foi transmitido da Bíblia o verdadeiro significado transmitir da palavra, um texto tem que ler todos para interpretá-lo tanto o capítulo anterior e posterior e ate mesmo o livro todo para te melhor compreensão.

Paulo disse que as mulheres devem ficar caladas na igreja porque estavam causando desordem.

Não é apropriado interromper o culto para fazer perguntas. Paulo não estava ordenando o silêncio total em todas as situações na igreja.

A passagem que diz que as mulheres devem ficar caladas na igreja é:

Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.

As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.

E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.

1 Coríntios 14:33-35

Tanto em português como no grego original, “falar” é um verbo muito geral, que pode ter vários significados, como:

  • Falar em público– que engloba ensinar, pregar, profetizar, orar
  • Conversar ou tagarelar– falar sobre assuntos corriqueiros, sem parar
  • Fazer perguntas – expressar suas dúvidas

Paulo claramente não proíbe as mulheres de falar em todos os contextos. Ele utiliza a palavra “falar” para indicar tanto o falar em público como o falar em privado (1 Coríntios 14:27-28). Um pouco antes, em 1 Coríntios 11:5, Paulo fala sobre como as mulheres devem orar e profetizar com decência na igreja! Por isso, o falar em público não é totalmente proibido.

Matérias para auxilia no seu Ministério.

– Teologia sem mensalidades (Clique aqui!)

-Guia do Pregador Iniciante (Clique aqui!)

-Kit Ilustrações, Esboços e Sermôes (Clique aqui!!)

– Memorização Fácil da Bíblia (Clique aqui!)

– Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Clique aqui!)

-Curso Teclado para Igrejas ( Clique aqui!)

– Outros Materiais  Cristão para sua Preparação. (Clique aqui!)

O mais provável é que Paulo estava falando sobre conversas e perguntas que estavam atrapalhando o culto. O contexto da passagem enfatiza a importância da ordem e da paz na igreja. Não deve haver muitas pessoas falando e profetizando ao mesmo tempo, porque é caótico e não edifica a igreja alem do mais vai atrapalha o entendimento dos demais irmãos da Palavra.

As pessoas precisam ter domínio próprio e saber quando ficar calados (1 Coríntios 14:31-32).

Possivelmente se tratava de alguma intrusão não autorizada de algum grupo de mulheres nos cultos da igreja e que causava problemas no culto.

O versículo 35 diz que as mulheres devem tirar suas dúvidas com seu marido ou seja, em privado, não no meio do culto. A igreja é um lugar para aprender e essa é uma regra básica da sala de aula – saber tirar suas dúvidas sem atrapalhar os outros. Essa regra se aplica a todos que são novos na fé: devem anotar suas dúvidas e perguntar depois, para não atrapalhar o resto da igreja.

 “Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.” (1Co 14. 35).

Paulo não fala sobre as mulheres solteiras se observamos, já com esse entendimento da para se entende que se trata de um grupo especifico de mulheres que estavam causando bagunça na Igreja, não e uma ordem de Paulo proibindo o silencio das Mulheres em todos os tempo e época de falar na Igreja ou qualquer Igreja.

Paulo em 1 Coríntios 11:5 que “Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.”. 

Observe que nesse texto não existe a proibição da mulher falar. Inclusive relata mulheres que oravam e profetizavam em público.

Parece que a oração e Pregação da palavra eram feitas nos cultos da Igreja, a mulheres participavam de alguma forma, essa idéia de Paulo entendemos que realmente era algumas mulheres que estavam causando Problema no culto ou Reunião da Igreja de Corinto.
Então as mulheres não devem ficar ofendidas, desanimadas, com texto. As mulheres podem se muitas usadas por DEUS em diversos departamentos da Igreja, inclusive podem falar na igreja, sem problema algum, claro que temos que ter sabedoria  com base na Escrituras Sagradas com ordem e decência.
O princípio que Paulo trata da ordem e decência, da edificação mútua e da fidelidade às Escrituras é Regra para todos os cristãos em todos os tempos. Temos que ter zelo pelas Escrituras Sagradas, quem causam confusão e não edificação no culto deve ficar calados.

 

Obreiro Adriano

Em 2014 fui Consagrado a Obreiro do Senhor na Assembleia de Deus Vida e Missões, e desde então continuo firme na obra do Senhor sempre apreendendo e me capacitando para melhora na Obra do Senhor. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:14-16

Deixe uma resposta